CTT e Generali Tranquilidade formalizam parceria estratégica no Banco CTT

Os CTT – Correios de Portugal e a Generali Tranquilidade formalizaram esta sexta-feira, 29 de novembro, a parceria estratégica para o Banco CTT, anunciada no final de 2022.

A parceria, que compreende a entrada da Generali Tranquilidade no capital do Banco CTT e a distribuição a longo prazo de seguros de vida e não vida através da rede do Grupo CTT, foi aprovada pelas várias entidades competentes. Assim, a Generali Tranquilidade através de um aumento de capital de 25 milhões de euros, torna-se detentora de 8,71% do capital da instituição financeira.

Esta parceria é um passo importante para o Banco CTT, aliando a experiência da Generali Tranquilidade no desenvolvimento e gestão de produtos de seguros à ampla capacidade de distribuição dos CTT e do Banco CTT, através das suas redes de enorme capilaridade e proximidade e também dos seus canais digitais. A comercialização de produtos de seguro, nas redes CTT e Banco CTT, já está a decorrer e tem tido uma forte adesão.

João Bento, CEO dos CTT, afirma que “a Generali Tranquilidade é um parceiro de referência, uma das principais seguradoras europeias, e acreditamos que este co-acionista de longo prazo no Banco CTT trará muito valor à expansão do negócio de bancassurance e permitirá robustecer a trajetória de crescimento do Banco.”

Luis Pereira Coutinho, CEO do Banco CTT, sinaliza que “estamos muito satisfeitos por formalizar esta parceria, que trará enormes vantagens para as duas partes, permitindo oferecer aos nossos clientes uma gama alargada e competitiva de produtos de seguros, aliando todo o know-how da Generali Tranquilidade à enorme capilaridade e proximidade da rede do Banco CTT”.

Pedro Carvalho, CEO da Generali Tranquilidade, revela que “esta é uma etapa-chave na concretização do plano de investimento do Grupo em Portugal. Estamos seguros de que esta parceria com o Grupo CTT nos vai permitir alargar o nosso mercado e crescer de forma sustentada e duradoura”.

Os termos da parceria mantêm-se como anunciado e Pedro Carvalho, CEO da Generali Tranquilidade, assume também funções como administrador não executivo no Conselho de Administração do Banco CTT. O aumento de capital irá reforçar a posição de capital do Banco CTT com um impacto positivo de aproximadamente 230 bps no rácio de capital CET1 pro-forma fully loaded reportado a 30 de setembro de 2024, e suportar o desenvolvimento do Banco CTT.

A Rothschild & Co atuou como assessor financeiro e a Vieira de Almeida & Associados atuou como assessor jurídico dos CTT e do Banco CTT no âmbito desta transação. 

A Generali Tranquilidade foi assessorada pela Arcano Partners na componente financeira, juridicamente pela Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, e pela KPMG enquanto due diligence advisor.