Cartão de Débito ou Cartão de Crédito: qual deve escolher

26 de Janeiro de 2024

A conveniência e a segurança que os cartões bancários oferecem são inegáveis, mas entre um cartão de débito e um de crédito qual o mais eficaz para gerir as suas finanças pessoais?

A verdade é que não existe uma resposta concreta para esta questão. Cada um destes cartões bancários tem vantagens e desvantagens. A escolha entre eles depende muito das suas necessidades específicas, estilo de vida e metas financeiras.

Qual a diferença entre um cartão de débito e um de crédito?

Um cartão de débito está associado à sua conta bancária. Sempre que utiliza o cartão para, por exemplo, fazer um pagamento, o dinheiro é debitado diretamente da sua conta. Isto significa que apenas pode usar o dinheiro que tem disponível no saldo da sua conta bancária.

Por outro lado, o cartão de crédito dá-lhe acesso a uma linha de crédito, a um plafond que é previamente acordado com a entidade bancária.

O montante que utilizar deste plafond terá, contudo, de ser reembolsado. Poderá optar por diferentes modalidades de reembolso, sendo que a mais aconselhada é o pagamento a 100% do crédito utilizado, uma vez que assim não pagará juros sobre esse montante. Porém, tem ainda a possibilidade de fazer pagamentos mensais com percentagens que podem variar consoante o cartão de crédito que escolher.

E quais as semelhanças?

As operações que pode fazer com qualquer um dos cartões são muito semelhantes: pagamentos de bens e serviços, compras online, transferência e levantamento de dinheiro.

Tenha apenas em atenção que o levantamento de dinheiro com cartão de crédito - uma operação designada por cash-advance - tem por norma uma comissão associada.

Vantagens e desvantagens do cartão de débito

Além do acesso a um vasto conjunto de serviços bancários, o cartão de débito pode funcionar como um instrumento de controlo das suas finanças pessoais.

Uma vez que só lhe permite utilizar o saldo da sua conta bancária, pode ajudar a evitar gastos impulsivos e a manter um orçamento equilibrado. Portanto, poderá ser a opção mais sensata se procura controlar gastos e evitar o risco de acumular dívidas.

A principal desvantagem deste meio de pagamento prende-se com a comissão de disponibilização que, por norma, é cobrada anualmente.

Ainda assim, há entidades bancárias, como é o caso do Banco CTT, que não cobram esta comissão a clientes titulares do cartão com menos de 25 anos ou àqueles que efetuam 20 compras por mês de valor igual ou superior a 5 euros, em lojas e compras online. Além disso, o cartão de débito Banco CTT oferece as seguintes vantagens:

  • Isenção da comissão de manutenção de Conta Banco CTT por ter um cartão de débito associado;
  • Utilização em Portugal (rede Multibanco) e no estrangeiro (rede Visa);
  • Cartão com código CVV2 para realizar transações online;
  • Serviço gratuito 3D secure para fazer compras online com segurança acrescida;
  • Tecnologia Contactless, que permite efetuar pagamento de compras de baixo valor sem necessidade de introduzir o PIN, aproximando o cartão do terminal de pagamento;
  • Associação à sua aplicação Wallet - Apple Pay ou Google Pay;
  • O Clube Banco CTT.

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Além de ser um meio de pagamento aceite em todo o mundo, uma das principais vantagens do cartão de crédito é o facto de ser uma rede de segurança para emergências financeiras. Se surgir uma despesa avultada inesperada, o acesso simples ao crédito sem juros pode ser muito útil.

O cartão de crédito pode ainda ser um instrumento de gestão financeira para obter benefícios. Enquanto algumas pessoas utilizam o cartão de crédito apenas para pagamentos pontuais, outras concentram todos os pagamentos mensais no cartão de crédito, optando por pagar a fatura global do cartão no dia em que recebem o vencimento.

A vertente de cartão de crédito pode estar também associada a um conjunto de benefícios, como o cashback. Assim, quando efetuar um pagamento receberá uma percentagem do valor que gastou (a denominada taxa de cashback), que geralmente varia entre 1% e 3%.

Com o cartão de crédito do Banco CTT pode usufruir de 2% de cashback em apps de mobilidade, compras realizadas em supermercados, restaurantes, plataformas de entrega de comida e Lojas CTT, até 28 de fevereiro de 2025. Pode contar ainda com a oferta da comissão de disponibilização do cartão, tratando-se de uma vantagem face ao serviço de outros Bancos.

Este meio de pagamento também tem benefícios associados a seguros. Os mais comuns são o seguro de viagem e o seguro de assistência em viagem, mas poderá também tirar partido dos seguros de proteção contra gastos abusivos, proteção ao crédito ou mesmo de proteção às compras.

Outra vantagem associada é a de poder associar o seu cartão de crédito à app Wallet do seu smartphone. Assim, poderá fazer os seus pagamentos através do Apple Pay ou Google Pay, de forma cómoda.

Do lado das desvantagens, se não for utilizado de forma ponderada pode levar a um cenário de sobre endividamento.

Escolher cartão de débito ou crédito?

Como referimos, a escolha entre um cartão de débito e um cartão de crédito dependerá em grande medida da sua abordagem à gestão do seu orçamento mensal.

Pode sempre fazer um uso combinado dos dois meios de pagamento. Desta forma, pode utilizar o cartão de débito para gestão diária e o cartão de crédito para compras maiores, despesas inesperadas ou para acumular benefícios. Assim, tirará o máximo partido de ambos os tipos de cartões.