Segurança dos Cartões

O cartão de Débito do Banco CTT constitui um meio de pagamento seguro e universal, que confere aos Clientes do Banco CTT a facilidade de poderem fazer pagamentos e compras em Portugal através das redes Visa e Multibanco e no estrangeiro através da rede Visa. Recomendamos a todos os Clientes do Banco CTT alguns conselhos úteis e transversais que visam assegurar a utilização segura do seu cartão:

Antes de receber e utilizar o seu cartão do Banco CTT

  • Leia atentamente e cuidadosamente as Condições Gerais e Específicas de Utilização do cartão;
  • Assine o cartão no verso, após a sua receção;
  • Memorize o seu código secreto PIN e destrua o envelope com o registo do mesmo. O PIN é um código pessoal e intransmissível, que em circunstância alguma deve ser divulgado; Se pretender altere o PIN do seu cartão em qualquer Caixa Automático, evitando conjugações de fácil apropriação (ex. data de nascimento). Nunca escreva o seu PIN no próprio cartão nem em qualquer suporte facilmente identificável;
  • Não permita que o seu cartão seja utilizado por terceiros. O cartão é um instrumento de pagamento pessoal e intransmissível, que só pode ser utilizado pelo próprio titular;
  • Comunique de imediato ao emitente a não receção do cartão, do PIN ou do extrato de conta no prazo previsto;

Ao usar o seu cartão Banco CTT

  • Apresente o cartão devidamente assinado e em bom estado de conservação;
  • Evite colocar o cartão junto de aparelhos eletrónicos (telemóveis, etc.), fontes de calor ou superfícies magnéticas (carteiras com fechos com íman, etc.), pois poderão danificar a informação constante no cartão, dificultando a sua correta utilização;
  • Ao utilizar o seu cartão (num Terminal de Pagamento Automático ou Caixa Automático (ATM)) confirme sempre que o valor que surge no visor corresponde ao valor da sua transação. Esta confirmação deve ser feita antes de digitar o PIN ou assinar o respetivo talão / comprovativo;
  • Garanta sempre que a marcação do PIN é feita em condições de privacidade, protegendo a digitação do código do olhar de terceiros;
  • Garanta que a operação não é repetida sem que o TPA ou o ATM apresente uma mensagem de que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida, eventualmente suportada em talão comprovativo;
  • Nunca perca o seu cartão de vista, quando efetuar um pagamento. Exija sempre um comprovativo do pagamento ou da transação;
    Certifique-se sempre de que o cartão e a cópia do talão de pagamento lhe são devolvidos;
  • Guarde as cópias dos talões de pagamento até à receção do extrato e evite abandoná-los no local da compra ou noutro local público;
  • Compare os talões de pagamento com os valores apresentados no extrato de conta e contacte-nos de imediato, caso detete divergências no extrato (por exemplo, uma transação incorreta ou não realizada por si);
  • Ao efetuar pagamentos, verifique se o dispositivo que está a utilizar apresenta um aspeto normal e não são visíveis quaisquer alterações ou danificações físicas, o que ao verificar-se será motivo para não utilizar esse equipamento;
  • Evite efetuar pagamentos com o seu cartão por telefone ou e-mail; no caso de não ter outra alternativa, adira ao MBNet e utilize os dados de um cartão temporário que pode obter no site www.mbnet.pt, onde também dispõe de mais informação sobre este serviço de pagamentos seguros na Internet. Em qualquer circunstância, forneça os dados do Cartão apenas a empresas credíveis, estabelecidas em endereços (físicos) comprovados;
  • Em caso de perda, extravio, falsificação, roubo, furto ou apropriação abusiva do cartão ou do código PIN, bem como nos casos de utilização indevida ou incorreta do cartão, o Titular deverá avisar de imediato o Serviço Telefónico associado ao respetivo cartão, através do seguinte contacto: 707 288 282 (24h por dia e com atendimento personalizado, das 08h ás 24h);
  • Leia atentamente toda a correspondência enviada pelo Banco antes de a destruir, pois pode conter informação relevante sobre a conta a que o Cartão se encontra associado;
  • Em caso de captura do seu Cartão na Caixa Automático é sempre apresentado no visor, o motivo que originou essa captura; no caso de não lhe ser apresentada qualquer mensagem, contacte de imediato a sua Loja Banco CTT ou o nosso Call center através do nº 707 288 282 (24h por dia e com atendimento personalizado, das 08h ás 24h).

Outros Cuidados a ter com o seu Cartão Banco CTT

  • Esteja sempre atento à data de validade do cartão e às orientações do emitente relativamente ao destino a dar ao cartão quando este expirar. Regra geral, quando o cartão atingir a data de validade deverá destruí-lo, inutilizando a banda magnética, o painel da assinatura, o código CVV25, o chip6 e o próprio número do cartão;
  • Leia atentamente toda a correspondência que o Banco CTT lhe enviar, designadamente o seu extrato de conta, a fim de conferir as operações realizadas e detetar eventuais operações que não tenham sido autorizadas por si;
  • Não divulgue dados sensíveis do cartão de pagamento (por exemplo, PIN, data de validade, número de cartão e CVV2), mesmo que aparentemente solicitados por uma fonte legítima (por exemplo, mensagens de internet identificadas com instituições financeiras). Esta informação nunca é solicitada pelo emitente;
  • Comunique ao emitente do seu cartão qualquer erro ou anomalia na gestão da sua conta e do cartão;
  • Em caso de emergência, e de forma a facilitar o contacto com o emitente, tenha sempre acessível, em local seguro, mas separado do cartão, o registo do número e a data de validade do cartão, bem como os contactos de urgência do emitente do cartão;