Pagamento por Débito Direto: saiba o que está em causa 13 de agosto de 2024 O débito direto é uma modalidade de pagamento que oferece uma forma simples e automática de pagar contas recorrentes, como as de energia, água, telecomunicações, seguros, mensalidades de ginásio, entre outras. No entanto, apesar da sua conveniência, é importante compreender o seu funcionamento, as suas principais vantagens e saber como gerir, cancelar e transferir para outro banco débitos diretos quando necessário. O que é o débito direto e como funciona? O débito direto é um acordo entre um cliente e um prestador de serviços que permite que o prestador retire automaticamente fundos da conta bancária do cliente para pagar uma fatura ou serviço recorrente. Este tipo de pagamento é autorizado pelo cliente através da assinatura de um mandato de débito direto, que concede permissão ao prestador para debitar a conta de acordo com os termos estabelecidos. Débito direto autorizado: de que se trata? O débito direto autorizado refere-se ao processo pelo qual o cliente dá permissão explícita ao prestador de serviços para retirar fundos da sua conta. Este mandato pode ser gerido pelo próprio cliente através do banco, assegurando que só são autorizados débitos diretos que ele aprovou. Principais vantagens do pagamento por débito direto Uma das maiores vantagens do pagamento por débito direto é a conveniência, uma vez que o livra da preocupação de estar sempre atento aos prazos de pagamento das faturas, evitando assim as coimas por atrasos. Além da conveniência, a automatização é outra das principais vantagens desta modalidade de pagamento, dado que o débito direto automatiza o processo de pagamento, tornando a gestão financeira mais simples e eficiente. Os descontos oferecidos por muitas empresas aos clientes que optam por pagamento via débito direto também são muito apetecíveis, o que incentiva a utilização desta modalidade. Como cancelar ou anular um débito direto? Ao contrário do que se possa pensar, cancelar um débito direto não é um processo complicado. Apenas tem de contactar o seu banco e pedir o cancelamento do débito direto em causa. Este pedido pode ser feito via homebanking, numa caixa Multibanco ou pessoalmente numa agência bancária. Além disso, é aconselhável notificar também o prestador de serviços sobre a intenção de cancelar o débito direto, para evitar qualquer inconveniente. Já a anulação de um débito direto pode ser necessária em caso de débitos incorretos ou não autorizados. Se notar um débito incorreto na sua conta, deve contactar imediatamente o seu banco e pedir a anulação da operação. Os bancos geralmente têm um período específico durante o qual os clientes podem contestar débitos diretos, por isso é importante agir rapidamente. De acordo com a informação prestada pelo Banco de Portugal, este período é de 13 meses. É possível transferir um débito direto de um banco para outro? Uma das preocupações comuns entre os consumidores é a possibilidade de mudar de banco e transferir todos os seus débitos diretos sem complicações. Felizmente, os sistemas bancários modernos facilitam bastante este processo. A maioria dos bancos oferece o apoio necessário para que possa transferir débitos diretos de uma conta para outra. Abri uma conta no Banco CTT e preciso de transferir os meus débitos diretos. Como devo proceder? O Banco CTT dá-lhe a possibilidade de pagar as despesas do dia a dia de forma automática, sendo que a ativação do serviço de pagamento por débito direto no Banco CTT é gratuita. Se tem os seus débitos diretos noutro Banco e precisa de os transferir para a sua conta no Banco CTT, siga estes passos: Obtenha o IBAN da Conta Banco CTT na App BCTT, na sua área pessoal do Homebanking ou em qualquer Loja Banco CTT. Entre em contacto com as empresas que lhe prestam os serviços e solicite a alteração do IBAN antigo para o seu IBAN do Banco CTT. Aguarde que a empresa prestadora do serviço efetive a alteração e passe a enviar o aviso de cobrança para a sua conta no Banco CTT.