Crédito Habitação para Construção e Obras: Como funcionam?

Família que pediu um crédito para renovar casa

O Banco CTT tem soluções de crédito habitação para diferentes finalidades: para comprar casa, investir para arrendamento, construir a sua casa, fazer obras, ou simplesmente transferir o seu crédito para melhorar a prestação mensal.

A somar à diversidade da oferta, pode ainda contar com todas as vantagens que caracterizam o Crédito Habitação do Banco CTT: a oferta competitiva, que inclui bonificação do spread e TAEG atrativa; as soluções de taxa variável e de taxa fixa a 2,10, 20 e 30 anos; o apoio de uma equipa especializada em todos os passos do processo; a simplicidade de solicitar o crédito online, cómodo, rápido e sem necessidade de ir à loja; e o acompanhamento online do processo com a App Casa BCTT.

Se está a pensar construir ou renovar a sua casa, conheça as vantagens do crédito habitação para construção e obras do Banco CTT. Vejamos, em detalhe, cada uma das opções.

 

Crédito habitação para construção: flexibilidade para comprar a sua casa de sonho

 Dada a diversidade da oferta do Crédito Habitação do Banco CTT, há especificidades inerentes a cada uma das soluções de financiamento. No caso do Crédito Habitação para Construção, a proposta do Banco CTT inclui:

  • Soluções de taxa variável e taxa fixa a 2,10,20 e 30 anos;
  • Período carência de capital até 2 anos, durante o qual é apenas efetuado o pagamento dos juros;
  • Financiamento para aquisição de habitação própria permanente com rácio máximo de financiamento/garantia de 90% (pressupõe entrada efetiva de capitais);
  • Prazo de financiamento de 10 a 40 anos, com idade máxima dos proponentes de 75 anos na data de maturidade do contrato.

Para saber quais as condições específicas para o montante e prazo de amortização do seu crédito habitação, o primeiro passo é fazer uma simulação no Banco CTT.

O segundo passo é vir falar connosco para juntos chegarmos à prestação mais adequada ao seu orçamento. É importante ainda que comece a reunir a documentação necessária para todas as fases do processo, nomeadamente:

Quais os documentos necessários para a aprovação do empréstimo?

  • Bilhete de identidade e NIF ou Cartão de Cidadão de todos os proponentes e fiadores (se aplicável);
  • Última Declaração de Rendimentos (IRS) de todos os proponentes e fiadores (se aplicável);
  • Última Nota de Liquidação (IRS) de todos os proponentes (obrigatória) e fiadores (se aplicável);
  • Últimos três Recibos de Vencimento ou Recibos Verdes de todos os proponentes;
  • Declaração da entidade patronal com indicação de situação profissional, vencimento mensal bruto opcional vs. recibos de vencimento) e data de início da relação laboral;
  • Últimos três Extratos Bancários da Conta de Depósito à Ordem (onde aufere rendimentos) de todos os proponentes.
  • FAP assinada pelo Banco e proponentes, que pode ser obtida junto do Banco. 

E para a avaliação do imóvel?

  • Caderneta Predial Urbana (validade inferior a 12 meses), que pode ser obtida no Serviço de Finanças;
  • Certidão de Teor Conservatória de Registo Predial (validade inferior a 6 meses), que pode ser obtida na Conservatória do Registo Predial;
  • Orçamento detalhado e descrição das obras a realizar. Este documento, que deve ter uma validade inferior a 30 dias, pode ser obtido junto do Responsável pelas Obras;
  • Licença de Construção, que pode ser obtida na Câmara Municipal;
  • Projeto de Arquitetura aprovado pela Câmara Municipal.

Documentação necessária para a celebração do contrato

  • FINE Aprovação – Pode ser obtida junto do Banco;
  • Licença de Utilização do imóvel a hipotecar;
  • Certidão de direito de preferência (se aplicável), documento que pode ser obtido junto da Câmara Municipal;
  • Certidão Camarária de Infraestruturas (se aplicável) - Pode ser obtida junto da Câmara Municipal.

Como é feito o financiamento?

O pagamento da 1ª tranche é feito até 3 dias úteis após a realização da escritura e corresponde a 30% do menor valor entre a Avaliação do Terreno (incluindo benfeitorias existentes) e o custo de construção (com IVA)1

Nas tranches seguintes, o montante a desembolsar é proporcional à evolução da construção de acordo com o relatório de vistoria:

  • Apura-se o valor a desembolsar [(% construção concluída x montante crédito contratado – (desembolsos anteriores)];
  • A última tranche tem uma percentagem mínima de 15% do valor de financiamento aprovado;
  • Para o desembolso da última tranche será ainda necessária a apresentação da licença de utilização e averbamento da conclusão da construção/obra quer no Serviço de Finanças quer na Conservatória do Registo Predial (caso a natureza do imóvel objeto de garantia esteja à data da celebração do presente Contrato como prédio rústico).

1  Este valor está condicionado ao máximo de 85% do valor de financiamento aprovado.

Crédito para obras: como funciona?

Além da modalidade de crédito para construção da sua casa, o Banco CTT disponibiliza crédito para outras finalidades, como é o caso do crédito para obras.

Esta é uma solução de financiamento para quem compra casa para habitação própria e quer renovar uma ou mais divisões ou, para quem investe em arrendamento e precisa de fazer obras.

Em qualquer um dos casos, a solução de crédito para renovar a casa é uma solução que pode ir de encontro às suas necessidades. O Banco CTT disponibiliza esta solução de financiamento com condições competitivas, a saber:

  • Soluções de taxa variável e de taxa fixa a 2,10,20 e 30 anos;
  • Período carência de capital até 2 anos, durante o qual é apenas efetuado o pagamento dos juros;
  • Financiamento para realização de obras em habitação própria permanente, com rácio de financiamento/garantia de 80% e de 70% para habitação secundária ou para arrendamento;
  • Prazo de financiamento de 10 a 40 anos, com idade máxima dos proponentes de 75 anos na data de maturidade do contrato.

Também para esta solução, o nosso conselho é que faça uso do nosso simulador de crédito para obras para conhecer em detalhe as condições competitivas que o Banco CTT tem para o seu caso particular.

O que é necessário para pedir um crédito para obras?

Listamos de seguida, os documentos que vai precisar para cada fase do processo:

Documentação necessária para a aprovação do empréstimo

  • Bilhete de identidade e NIF ou Cartão de Cidadão de todos os proponentes e fiadores (se aplicável);
  • Última Declaração de Rendimentos (IRS) de todos os proponentes e fiadores (se aplicável);
  • Última Nota de Liquidação (IRS) de todos os proponentes (obrigatória) e fiadores (se aplicável);
  • Últimos três Recibos de Vencimento ou Recibos Verdes de todos os proponentes;
  • Declaração da entidade patronal com indicação de situação profissional, vencimento mensal bruto opcional vs. recibos de vencimento) e data de início da relação laboral;
  • Últimos três Extratos Bancários da Conta de Depósito à Ordem (onde aufere rendimentos) de todos os proponentes;
  • FAP assinada pelo Banco e proponentes, documento que pode ser obtido junto do Banco.

Documentação necessária para a avaliação do imóvel

  • Caderneta Predial Urbana, com validade inferior a 12 meses);
  • Certidão de Teor Conservatória de Registo Predial (com validade inferior a 6 meses);
  • Orçamento e descrição das obras a realizar, que pode ser obtido junto do Responsável pelas Obras;
  • Licença de Obras (dependendo do tipo de obras poderá ser dispensada), que pode ser obtida na Câmara Municipal.

Documentação necessária para celebração de contrato

  • FINE Aprovação, que pode ser obtida junto do Banco;
  • Licença de Utilização do imóvel a hipotecar;
  • Certificado energético do imóvel a hipotecar. Pode ser obtido junto do Perito qualificado em Certificados Energéticos;
  • Certidão de direito de preferência (se aplicável), que pode ser obtida junto da Câmara Municipal;
  • Certidão Camarária de Infraestruturas (se aplicável).

Como é feito o financiamento (desembolsos em função de vistorias – evolução das obras)

O financiamento no crédito para obras é efetuado por parcelas em função da evolução das obras. Os vários desembolsos resultam da ação do cliente, na medida em que cabe a este informar o Banco CTT da evolução da obra.

Pode ser associado ao financiamento para obras uma taxa fixa/ mista?

Sim, se contratar um crédito para obras no Banco CTT pode usufruir desta vantagem competitiva.

 

Se precisar de mais informações, visite-nos numa Loja Banco CTT.