Se está a pensar construir ou renovar a sua casa, conheça as vantagens do crédito habitação para construção e obras do Banco CTT. Vejamos, em detalhe, cada uma das opções.
Crédito habitação para construção: flexibilidade para comprar a sua casa de sonho
Dada a diversidade da oferta do Crédito Habitação do Banco CTT, há especificidades inerentes a cada uma das soluções de financiamento. No caso do Crédito Habitação para Construção, a proposta do Banco CTT inclui:
- Soluções de taxa variável e taxa fixa a 2,10,20 e 30 anos;
- Período carência de capital até 2 anos, durante o qual é apenas efetuado o pagamento dos juros;
- Financiamento para aquisição de habitação própria permanente com rácio máximo de financiamento/garantia de 90% (pressupõe entrada efetiva de capitais);
- Prazo de financiamento de 10 a 40 anos, com idade máxima dos proponentes de 75 anos na data de maturidade do contrato.
Para saber quais as condições específicas para o montante e prazo de amortização do seu crédito habitação, o primeiro passo é fazer uma simulação no Banco CTT.
O segundo passo é vir falar connosco para juntos chegarmos à prestação mais adequada ao seu orçamento. É importante ainda que comece a reunir a documentação necessária para todas as fases do processo, nomeadamente:
Quais os documentos necessários para a aprovação do empréstimo?
- Bilhete de identidade e NIF ou Cartão de Cidadão de todos os proponentes e fiadores (se aplicável);
- Última Declaração de Rendimentos (IRS) de todos os proponentes e fiadores (se aplicável);
- Última Nota de Liquidação (IRS) de todos os proponentes (obrigatória) e fiadores (se aplicável);
- Últimos três Recibos de Vencimento ou Recibos Verdes de todos os proponentes;
- Declaração da entidade patronal com indicação de situação profissional, vencimento mensal bruto opcional vs. recibos de vencimento) e data de início da relação laboral;
- Últimos três Extratos Bancários da Conta de Depósito à Ordem (onde aufere rendimentos) de todos os proponentes.
- FAP assinada pelo Banco e proponentes, que pode ser obtida junto do Banco.
E para a avaliação do imóvel?
- Caderneta Predial Urbana (validade inferior a 12 meses), que pode ser obtida no Serviço de Finanças;
- Certidão de Teor Conservatória de Registo Predial (validade inferior a 6 meses), que pode ser obtida na Conservatória do Registo Predial;
- Orçamento detalhado e descrição das obras a realizar. Este documento, que deve ter uma validade inferior a 30 dias, pode ser obtido junto do Responsável pelas Obras;
- Licença de Construção, que pode ser obtida na Câmara Municipal;
- Projeto de Arquitetura aprovado pela Câmara Municipal.
Documentação necessária para a celebração do contrato
- FINE Aprovação – Pode ser obtida junto do Banco;
- Licença de Utilização do imóvel a hipotecar;
- Certidão de direito de preferência (se aplicável), documento que pode ser obtido junto da Câmara Municipal;
- Certidão Camarária de Infraestruturas (se aplicável) - Pode ser obtida junto da Câmara Municipal.
Como é feito o financiamento?
O pagamento da 1ª tranche é feito até 3 dias úteis após a realização da escritura e corresponde a 30% do menor valor entre a Avaliação do Terreno (incluindo benfeitorias existentes) e o custo de construção (com IVA)1
Nas tranches seguintes, o montante a desembolsar é proporcional à evolução da construção de acordo com o relatório de vistoria:
- Apura-se o valor a desembolsar [(% construção concluída x montante crédito contratado – (desembolsos anteriores)];
- A última tranche tem uma percentagem mínima de 15% do valor de financiamento aprovado;
- Para o desembolso da última tranche será ainda necessária a apresentação da licença de utilização e averbamento da conclusão da construção/obra quer no Serviço de Finanças quer na Conservatória do Registo Predial (caso a natureza do imóvel objeto de garantia esteja à data da celebração do presente Contrato como prédio rústico).
1 Este valor está condicionado ao máximo de 85% do valor de financiamento aprovado.
Crédito para obras: como funciona?
Além da modalidade de crédito para construção da sua casa, o Banco CTT disponibiliza crédito para outras finalidades, como é o caso do crédito para obras.
Esta é uma solução de financiamento para quem compra casa para habitação própria e quer renovar uma ou mais divisões ou, para quem investe em arrendamento e precisa de fazer obras.
Em qualquer um dos casos, a solução de crédito para renovar a casa é uma solução que pode ir de encontro às suas necessidades. O Banco CTT disponibiliza esta solução de financiamento com condições competitivas, a saber:
- Soluções de taxa variável e de taxa fixa a 2,10,20 e 30 anos;
- Período carência de capital até 2 anos, durante o qual é apenas efetuado o pagamento dos juros;
- Financiamento para realização de obras em habitação própria permanente, com rácio de financiamento/garantia de 80% e de 70% para habitação secundária ou para arrendamento;
- Prazo de financiamento de 10 a 40 anos, com idade máxima dos proponentes de 75 anos na data de maturidade do contrato.
Também para esta solução, o nosso conselho é que faça uso do nosso simulador de crédito para obras para conhecer em detalhe as condições competitivas que o Banco CTT tem para o seu caso particular.
O que é necessário para pedir um crédito para obras?
Listamos de seguida, os documentos que vai precisar para cada fase do processo:
Documentação necessária para a aprovação do empréstimo
- Bilhete de identidade e NIF ou Cartão de Cidadão de todos os proponentes e fiadores (se aplicável);
- Última Declaração de Rendimentos (IRS) de todos os proponentes e fiadores (se aplicável);
- Última Nota de Liquidação (IRS) de todos os proponentes (obrigatória) e fiadores (se aplicável);
- Últimos três Recibos de Vencimento ou Recibos Verdes de todos os proponentes;
- Declaração da entidade patronal com indicação de situação profissional, vencimento mensal bruto opcional vs. recibos de vencimento) e data de início da relação laboral;
- Últimos três Extratos Bancários da Conta de Depósito à Ordem (onde aufere rendimentos) de todos os proponentes;
- FAP assinada pelo Banco e proponentes, documento que pode ser obtido junto do Banco.
Documentação necessária para a avaliação do imóvel
- Caderneta Predial Urbana, com validade inferior a 12 meses);
- Certidão de Teor Conservatória de Registo Predial (com validade inferior a 6 meses);
- Orçamento e descrição das obras a realizar, que pode ser obtido junto do Responsável pelas Obras;
- Licença de Obras (dependendo do tipo de obras poderá ser dispensada), que pode ser obtida na Câmara Municipal.
Documentação necessária para celebração de contrato
- FINE Aprovação, que pode ser obtida junto do Banco;
- Licença de Utilização do imóvel a hipotecar;
- Certificado energético do imóvel a hipotecar. Pode ser obtido junto do Perito qualificado em Certificados Energéticos;
- Certidão de direito de preferência (se aplicável), que pode ser obtida junto da Câmara Municipal;
- Certidão Camarária de Infraestruturas (se aplicável).
Como é feito o financiamento (desembolsos em função de vistorias – evolução das obras)
O financiamento no crédito para obras é efetuado por parcelas em função da evolução das obras. Os vários desembolsos resultam da ação do cliente, na medida em que cabe a este informar o Banco CTT da evolução da obra.
Pode ser associado ao financiamento para obras uma taxa fixa/ mista?
Sim, se contratar um crédito para obras no Banco CTT pode usufruir desta vantagem competitiva.
Se precisar de mais informações, visite-nos numa Loja Banco CTT.