Política de Privacidade

1. QUEM SOMOS

O Banco CTT, S.A. (Banco CTT), com sede Praça Duque de Saldanha nº1 - Piso 3, 1050-094 Lisboa, é o responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais, nos termos da presente Política, bem como de acordo com os deveres de confidencialidade e sigilo a que o Banco CTT se encontra sujeito, ao abrigo do disposto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (Decreto-Lei n.º298/92, de 31 de dezembro – RGICSF).

 

2. QUAL O NOSSO COMPROMISSO

O Banco CTT está empenhado em garantir e proteger a segurança e privacidade dos dados pessoais dos seus clientes e utilizadores.

Neste contexto, o Banco CTT assume o compromisso de utilizar os dados dos seus clientes e utilizadores para finalidades concretas, adotando medidas de segurança de caráter técnico e organizativo, de forma proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados.

A presente Política de Privacidade (“Política”), tem a finalidade de dar a conhecer os termos em que o Banco CTT recolhe e trata dados pessoais, designadamente que dados pessoais recolhe, como e por que motivos os trata, a quem os divulga e como assegura a sua segurança e privacidade.

O tratamento de dados pessoais descrito na presente Política diz respeito aos dados pessoais: (i) de clientes que utilizam os produtos e serviços do Banco CTT e (ii) dos utilizadores dos websites, aplicações, produtos e serviços digitais do Banco CTT (“Plataformas”) – em conjunto denominados de Informação Interna “Clientes”. Utilização e navegação nas Plataformas do Banco CTT implica necessariamente o conhecimento e aceitação das condições desta Política, bem como dos Termos e Condições da Política de Cookies e de quaisquer outros termos e políticas específicos aplicáveis às Plataformas.

 

3. QUE TIPO DE DADOS PESSOAIS RECOLHEMOS

O Banco CTT recolhe e trata, direta ou indiretamente, através de parceiros ou fornecedores e prestadores de serviço ou através de outras fontes de informação – a título de exemplo, bases de dados ou publicações divulgadas por entidades oficiais ou bases de dados de entidades terceiras destinadas à prevenção da fraude ou à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, bem como informação publicada pelos meios de comunicação social ou em websites e redes sociais que os Clientes tenham tornado pública, os dados pessoais necessários para (i) comercialização dos produtos e serviços do Banco CTT, (ii) garantir o acesso às Plataformas, (iii) cumprimento de obrigações legais e regulamentares, e (iv) prossecução de interesses legítimos do Banco CTT.

Exemplos de categorias de dados que o  Banco CTT poderá tratar:

Categoria de Dados

Exemplos

Dados de identificação e contactos

Nome, números e datas de validade de documentos de identificação civil, fiscal ou bancária (e respetivas imagens), moradas (correspondência, residência e fiscal), contacto telefónico, endereço de correio eletrónico, fotografia, assinatura, data de nascimento, género, nacionalidade, naturalidade.

Dados relativos a situação familiar

Filiação, estado civil, regime de casamento, identificação do cônjuge, composição do agregado familiar.

Dados relativos à

situação profissional

Profissão, situação profissional, nome de entidade empregadora, tipo de contrato, remuneração, habilitações académicas, informação relativa ao desempenho de um cargo político.

Dados relativos à saúde

Grau de incapacidade

 

Dados de crédito

e solvabilidade

Movimentações bancárias e transações, causa de dificuldade de crédito, rendimentos auferidos, valor dos bens/património, despesas regulares, dados fiscais, cumprimento das obrigações assumidas pelos Clientes noutros contratos de crédito quer junto do Banco CTT quer junto de outros bancos

 

Dados de utilização

das Plataformas

Conteúdos e serviços acedidos, endereço IP, localização geográfica, dados resultantes da utilização de cookies ou tecnologias semelhantes, registos de atividade, identificador único, marca e modelo do dispositivo móvel.

Dados de registo

de voz e imagem

Gravações de chamadas, gravações de vídeo e fotografias

 

Outros

Dados de pagamento, conteúdo de queixas e reclamações apresentadas ao Banco CTT, descrição de comportamentos suspeitos ou fraudulentos

 

4. FINALIDADES DA RECOLHA E FUNDAMENTO DE LICITUDE PARA O SEU TRATAMENTO

Os seus dados são recolhidos no âmbito: i) da prestação e gestão dos serviços contratados; ii) da gestão e execução da relação contratual/comercial iii) do tratamento de reclamações e sugestões, iv) de diligências pré-contratuais, v) do cumprimento de obrigações legais, bem como para estudo, melhoramento e adequação dos serviços às necessidades e interesses do Cliente.

Finalidades

Descrição

Fundamento de legitimidade

 

Prestação de serviços bancários e financeiros

Estabelecimento de relações comerciais entre os Clientes e o Banco CTT

 

Gestão e execução da prestação de serviços e comercialização de produtos

 

Gestão e garantia de funcionamento dos serviços online, designadamente o Website do Banco CTT e a App do Banco CTT

 

Gestão de faturação, cobrança e pagamentos

 

Gravação de chamadas para prova de transação comercial e comunicações no âmbito da relação contratual

 

Controlo de qualidade

 

 

 

 

Execução do contrato ou diligências pré-contratuais

 

Cumprimento de obrigações legais

Interesse legítimo em garantir o bom funcionamento dos serviços online

 

Consentimento para a gravação de chamadas

Mediação de seguros

(no âmbito da venda de

produtos e serviços

comercializados

enquanto mediadores

de seguros)

 

Gestão e execução da prestação de serviços e comercialização de produtos

 

Execução do contrato ou

diligências pré-contratuais

Cumprimento de obrigações

legais

 

Marketing

Marketing ou promoção de novos

produtos ou serviços

 

Adaptação e desenvolvimento de

novos produtos ou serviços

 

Recurso a técnicas estatísticas e definição de perfis para personalização da oferta e das comunicações a realizar nesse âmbito

Consentimento

 

Interesse legítimo na divulgação

de produtos ou serviços do

Banco CTT análogos aos

transacionados, e na melhoria dos produtos e serviços

comercializados

Gestão da relação com o Cliente

Gestão de contactos, informações ou

Reclamações

 

Apoio ao Cliente

 

Gravação de chamadas para

monitorização da qualidade de serviço

 

Abertura de conta

 

Realização de inquéritos de satisfação

do Cliente com os serviços e produtos

do Banco CTT

Execução do contrato ou

diligências pré-contratuais

 

Interesse legítimo na divulgação

de comunicações institucionais,

na gestão de informações e

sugestões dos Clientes, e na

avaliação do seu grau de

satisfação com os serviços e

produtos adquiridos

 

Cumprimento de obrigações

legais

Gestão de processos e contencioso (incluindo recuperação de crédito)

 

Gestão de processos e contencioso

(incluindo o processo de recuperação

de créditos)

 

Execução do contrato

Cumprimento de obrigações

legais

Cumprimento de

obrigações legais

Resposta e reporte a autoridades

judiciárias, administração tributária, de

regulação e de supervisão da atividade

bancária

Cumprimento de obrigações

legais

Controlo de fraude

 Identificação e deteção de situações de fraude

Cumprimento de obrigações legais

 

Interesse legítimo em

implementar mecanismos de

combate à fraude

Segurança da informação

Gestão de acessos, logs

 

Gestão de backups

 

Gestão de incidentes de segurança

Interesse legítimo do Banco CTT em garantir a segurança da informação

 

Cumprimento de obrigações

legais

Segurança de pessoas e bens

 

 

Instalação e gestão de sistemas de

CCTV (Closed-Circuit Television)

Interesses legítimos do Banco CTT em garantir a segurança da informação

 

Cumprimento de obrigações

legais

Avaliação comercial

e/ou de risco de

operações de crédito

contratadas/contratar

Análise de risco de crédito

 

Avaliação da solvabilidade dos clientes

Execução de contrato

 

Cumprimento de obrigações

legais

 

5. QUAL O PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS SEUS DADOS PESSOAIS

O Banco CTT trata e conserva os dados pessoais recolhidos de acordo com as respetivas finalidades e respeitando os prazos legais aplicáveis.

Assim, e sempre que não exista uma exigência legal específica, os dados serão armazenados e conservados apenas pelo período adequado e na medida do necessário ao âmbito das finalidades para as quais foram recolhidos, exceto se for exercido, dentro dos limites legais, o direito de oposição, direito ao apagamento ou o direito a retirar o consentimento.

 

6. DIREITOS DOS TITULARES DOS DADOS

Enquanto titular dos dados, pode exercer os seguintes direitos:

Direito de Acesso: o direito a obter a confirmação de quais os dados pessoais que são tratados pelo Banco CTT, pedir acesso aos mesmos, obter informações sobre o tratamento, bem como obter cópia dos dados pessoais em fase de tratamento. Neste caso, o Banco CTT reserva-se o direito de aplicar uma taxa razoável tendo em consideração os custos administrativos.

Direito de Retificação: o direito de solicitar a retificação dos dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.

Direito ao Apagamento: o direito de solicitar o apagamento dos dados pessoais, incluindo quaisquer ligações, cópias ou reproduções de tais dados, em determinados casos, designadamente, se os dados pessoais deixarem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento, e desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação. 

Direito à Limitação do Tratamento: o direito de solicitar a limitação do tratamento dos dados pessoais, em determinados casos, nomeadamente, se o tratamento for ilícito e se os Clientes se opuserem ao apagamento dos dados, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.

Direito à Portabilidade: o direito de receber os dados que forneceu em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou de solicitar a transmissão direta dos dados pessoais para outro responsável pelo tratamento dos dados pessoais.

Direito de Oposição: direito de se opor, a qualquer momento, a uma operação de tratamento de dados pessoais.

Direito de Oposição à tomada de decisões com base no tratamento exclusivamente automatizado: direito de não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base num tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na esfera jurídica dos Clientes ou que afete significativamente, os Clientes, de forma similar.

Para exercício dos seus direitos, pode fazê-lo diretamente numa Loja Banco CTT.

Nos termos da lei, é-lhe ainda garantido o direito de retirar o consentimento para o tratamento dos dados legitimado pelo consentimento, através dos meios acima referidos, ou, nos casos em que tenha sido dado o consentimento através de uma Plataforma (homebanking, App ou outras), poderão retirá-lo por essa mesma via. A retirada de consentimento não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado e sem prejuízo dos imperativos legais nestas matérias que impõem, designadamente, o dever de conservação de documentos/outros elementos que resultem do cumprimento do dever de identificação e de diligência, durante o período de sete anos após o momento em que a identificação se processou ou, no caso das relações de negócio, após o termo das mesmas.

Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, tem ainda o direito a apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados (“CNPD”) ou a outra autoridade de controlo competente nos termos da lei, caso considerem que os seus dados não estão a ser objeto de tratamento legítimo por parte do Banco CTT, nos termos da legislação aplicável e da presente Política.

 

7. COMUNICAÇÃO DOS SEUS DADOS A OUTRAS ENTIDADES

No âmbito da prestação de serviços, o Banco CTT, na prossecução dos seus deveres e com objetivo de prestar melhor serviço e produtos, poderá ter de transmitir os seus dados a entidades terceiras.

Estas entidades subcontratantes, são essencialmente fornecedores ou prestadores de serviços, nos quais se inclui a contratação intragrupo, bem como prestadores de serviços de tecnologia da informação (TI), arquivo, apoio à atividade de backoffice, consultoria, segurança privada, call center, intermediários de crédito, promotores bancários, entre outros.

O Banco CTT assegura que tais entidades subcontratantes oferecem garantias suficientes de execução de medidas técnicas e organizativas adequadas de forma que o tratamento satisfaça os requisitos da lei aplicável e assegure a segurança e proteção dos direitos dos titulares dos dados, nos termos do acordo de subcontratação celebrado com as referidas entidades subcontratantes.

O Banco CTT pode ainda comunicar dados pessoais dos seus Clientes a entidades terceiras, quando tais comunicações de dados sejam necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais, ou (iv) quando os Clientes tiverem dado o seu consentimento.

Estas entidades terceiras incluem entidades legais e judiciais ou autoridades públicas (por exemplo, Autoridades Tributárias, a AdC-Autoridade da Concorrência, o Banco de Portugal, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, , Tribunais Judiciais ou Administrativos ou Órgãos de Polícia Criminal) sociedades de advogados, parceiros (por exemplo, no âmbito de serviços de pagamento, crédito ao consumo, crédito à habitação ou mediação de seguros), ou outras empresas do Grupo Banco CTT ou outras empresas prestadoras de serviços bancários ou financeiros.

 

8. TRANSFERÊNCIA DE DADOS PESSOAIS PARA PAÍSES TERCEIROS

O Banco CTT pode transferir dados pessoais dos seus Clientes para países terceiros (localizados fora do Espaço Económico Europeu), nomeadamente quando a disponibilização e prestação de serviços e produtos, implicar a transferência de dados para outras empresas prestadoras de serviços bancários ou financeiros.

Nessas situações, serão adotadas as medidas necessárias e adequadas a assegurar a proteção dos seus dados pessoais. Pode solicitar informações adicionais, mediante pedido escrito dirigido a protecao.dados@bancoctt.pt.

 

9. SEGURANÇA DO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS

O Banco CTT aplica um conjunto de medidas técnicas e organizativas necessárias

para conferir ao tratamento dos dados pessoais um nível de segurança adequado ao risco, incluindo a capacidade para garantir a confidencialidade, a integridade, disponibilidade e a resiliência dos sistemas e serviços de tratamento. Nesse sentido, o Banco CTT desenvolve os seus melhores esforços para proteger os dados pessoais dos seus Clientes contra a destruição, perda e alteração acidentais ou ilícitas, bem como a divulgação ou acesso não autorizados, dos dados pessoais, através da utilização dos sistemas e as medidas técnicas e organizativas adequadas de modo a assegurar a proteção constante dos dados pessoais a que tem acesso e trata.

 

10. CONTACTOS

Caso tenha alguma questão, ou pretenda obter mais informações sobre a forma como o Banco CTT trata os seus dados pessoais, bem como se desejar exercer os direitos que lhe são atribuídos pela legislação aplicável e, em especial, os referidos na presente Política, pode contactar o Encarregado de Proteção de Dados (“DPO”) do Banco CTT, através do email: protecao.dados@bancoctt.pt.

Em alternativa, pode enviar uma comunicação escrita para a morada:

Praça Duque de Saldanha nº1 - Piso 31050-094 LISBOA

1050-094 LISBOA

 

11. REVISÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

O Banco CTT reserva-se o direito de, a qualquer momento, proceder a modificações ou atualizações à presente Política, sendo essas alterações devidamente refletidas e atualizadas nas Plataformas e/ou Lojas Banco CTT.