Esquemas de Phishing O que é o Phishing? O phishing deve a sua designação à palavra inglesa “fishing”, cujo significado é “pescar”. Consiste num tipo de fraude que combina a utilização de meios tecnológicos com engenharia social, e tem como objetivo persuadir um utilizador a revelar dados pessoais e financeiros. Este tipo de ataques é geralmente baseado em mensagens de email enviadas de forma massiva para vários utilizadores, contendo uma hiperligação (link) para um website falso ou para descarregar software malicioso. A informação pretendida diz respeito a contas bancárias, credenciais de acesso ao Homebanking, contacto telefónico ou outras informações confidenciais. Como reconhecer emails de Phishing? Os emails de phishing apresentam características que, por norma, permitem diferenciá-los dos enviados pelo Banco CTT, de forma oficial. Verifique o endereço de email do remetente: Habitualmente os emails de phishing são remetidos a partir de endereços de email que não estão relacionados com a entidade referida no email; no caso do Banco CTT, o endereço remetente termina sempre com @bancoctt.pt; Verifique se o email lhe é dirigido: Por norma os emails de phishing são enviados de forma massiva e simultânea para vários utilizadores, ou ocultam os endereços de email do campo "Destinatário"; Verifique se a comunicação é habitual ou lhe parece legítima: Pedidos urgentes para evitar constrangimentos no acesso ao Homebanking, a solicitar qualquer ação ou interação, são exemplos típicos de esquemas de phishing; Identifique erros ortográficos ou gramaticais, bem como palavras que normalmente não são utilizadas numa comunicação institucinal: Habitualmente os emails de phishing recorrem ao uso de expressões pouco comuns ou inexistentes na língua Portuguesa (e.g. "usuário", "celular", "cadastramento"); Verifique as hiperligações (links) existentes no corpo do email: Ao colocar o ponteiro do rato sobre a hiperligação, sem clicar, é possível verificar para que website remeterá o link. Algumas dicas: Não clique em links suspeitos ou que sejam enviados de fontes que não conhece ou confia; Se alguma das imagens ou hiperligações o remeter para um website que não corresponde ao website oficial do Banco CTT, é provável que se trate de um esquema de phishing; Verifique a barra do navegador assim que a página carregar para se assegurar que o endereço do website e o certificado digital correspondem ao oficial; Para mais informações, consulte a secção Acesso ao Homebanking. Verifique se o email contém ficheiros anexos: Muitos esquemas de phishing pedem-lhe para abrir anexos que podem infetar o seu computador com um vírus ou outro software malicioso; não abra ficheiros com extensão .exe, .pdf, .docx, etc. antes de se certificar que não contêm vírus; Sempre que tenha dúvidas quanto à autenticidade do email, por favor contacte-nos através da Linha de Apoio 212 697 144 (chamada rede fixa nacional). Nunca utiliza os contactos indicados no email. Como proteger-se contra emails de Phishing? A forma de proteção contra esquemas de phishing segue as regras comuns para utilização segura da Internet descritas na secção Acesso ao Homebanking.